Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar. "Saúde não é tudo, mas tudo é nada sem saúde." Sócrates
Melão-de-são-caetano - Momordica charantia
Pode causar infertilidade, hipoglicemia, risco de desenvolver favismo (tipo de anemia), alterações no fígado.Gestantes e lactantes, não devem consumir a planta.
Diabetes: Ação hipoglicemiante nos frutos maduros, reduzindo a glicemia em jejum em até 48%. Possui substâncias similares à insulina. Aumenta a produção de glicogênio pelo fígado. Reduz a quebra de glicogênio em glicose. Acelera a oxidação da glicose. Estimula o pâncreas.
Os polissacarídeos de seus frutos, reduziram a hiperglicemia em cobaias diabéticas. O extrato dos frutos sobre o pâncreas, além de causar redução no índice glicêmico, foi capaz de regenerar as células beta do pâncreas.
Obesidade: Os frutos reduzem as taxas de colesterol.
Antiviral: As folhas são ricas na proteína MAP-30, ativa contra o vírus HIV. Reduz a carga viral.
Câncer - Contra o crescimento de tumores. Controle de células de tumores mamários, de laringe e intestino. Contra câncer do fígado, levando as células à morte. Contra o câncer da próstata, as folhas reduziram até 63% tumores em cobaias. No tumor de naso-faringe, as folhas controlaram o desenvolvimento tumoral. Na leucemia, os frutos e sementes reduzem o número de células leucêmicas.O uso do extrato das folhas melhorou a a efetividade dos tratamentos.
Infarto - Os frutos melhoraram o quadro geral de cobaias, reduzindo o inchaço do coração, a necrose de tecido cardíaco, a inflamação e a morte de células cardíacas.
Isquemia cerebral - Os frutos demonstraram ação neuroprotetora, reduzindo a morte de células cerebrais.
Fungicida - O extrato das sementes foram eficientes em inibir o desenvolvimento de fungos.
Vermífugo - Contra Fasciola hepatica, o extrato das folhas inibiu o desenvolvimento dos ovos e formação de larvas.
Cicatrizante - O extrato dos frutos maduros aceleraram a cicatrização de feridas. Comparando frutos de melão-de-são-caetano e duas drogas comerciais, os resultados da planta foram superiores na qualidade da cicatrização.
Ação analgésica - Os extratos dos frutos demonstrou excelente capacidade de reduzir a sensação de dor em vários modelos de dor, tendo sido testado na hiperalgesia causada por medicamentos quimioterápicos. Os extratos alcoólicos das sementes também demonstraram excelente ação analgésica.
Anti-inflamatório - Uma proteína isolada dos frutos de Melão de . caetano demonstrou considerável atividade anti-inflamatória, além de melhorar a resposta glicêmica.
Antibiótico - O extrato das folhas tiveram excelente ação no controle de bactérias do gênero Staphylococcus, um dos grupos responsáveis por grande número de infecções humanas.
Fertilidade - o extrato dos frutos suprime a ovulação e evita a nidação do embrião no útero. Tem ação abortiva e os fetos sobreviventes tem problemas de formação. Na formação de espermatozoides, as sementes interferem negativamente na espermatogênese.
Gastrites e úlceras - os extratos dos frutos aceleraram a cicatrização de gastrites e úlceras, inclusive evitando a formação de úlceras.
Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar. "Saúde não é tudo, mas tudo é nada sem saúde." Sócrates